Subscribe:

Seguidores

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Segundo IBGE: PI terá mais de 600 mil idosos em 2022

Pesquisas recentes mostraram que o Brasil caminha para ser um país de idosos. Segundo dados feitos através de projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no estado do Piauí a situação não é diferente. Em 2022, a expectativa é que mais de 600 mil piauienses terão mais de 60 anos de idade, o que vai representar 16,6% da população total.

Números do Censo 2010, revelam que atualmente são mais de 350 mil idosos vivendo no estado. A pesquisa destaca que o aumento da esperança de vida, ao nascer, e a queda de fecundidade, ou seja, de nascimentos, tem feito com que o número de idosos aumente. A nova expectativa de vida do brasileiro é de 73,1 anos.

"Acrescento, ainda, a valorização a pessoa idoso, com a promoção da saúde, proporcionando seu bem-estar físico, mental e social", declara a doutora Sara Melo, coordenadora do Núcleo do Idoso da Defensoria Pública do Estado.

Para a doutora Sara, somente a partir da criação do Estatuto do Idoso, há oito anos, é que as pessoas estão começando a ter a consciência que é importante valorizar a pessoa idosa. "É preciso que se valorize o envelhecimento das pessoas, assegurando políticas públicas para que o idoso viva em um ambiente saudável, sem violência", destacou.

Congresso Internacional de Apaes inicia discutindo inclusão e educação

Secretário Átila Lira representou o governador e comentou a importância das Apaes para pessoas com deficiência.



O I Congresso Internacional das Apaes e Instituições Congêneres no Piauí teve abertura oficial realiza na noite desta quarta-feira (28). O evento tem como objetivo discutir a inclusão social da pessoa deficiente, tecnologias para esse público e políticas de inclusão social
“As Apaes assumiram um papel negligenciado pelo público há tempos atrás. Elas são importante para a nossa história de inclusão social. Hoje o Estado reassumiu seu papel e conta com as famílias e com a escola para dar continuidade a esse trabalho”, analisou o representante do governador Wilson Martins, o secretário de Educação do Estado, Átila Lira.
O encontro segue até a próxima sexta-feira (30) com série de palestras e feira que reúne as inovações tecnológicas voltadas para promover maior acessibilidade. A Jelta Veículos é uma empresa parceira e expõe carros adaptados aos deficientes.
“Fico feliz com esse Congresso acontecer no Piauí. Nesse dias vamos discutir e debater a pessoa com deficiência e seu dia-a-dia. O deficiente é capaz e não um inútil. A sociedade tem que acreditar nesse potencial”, disse o auto defensor das Apaes do Piauí, Florentino Neto.
A abertura foi prestigiada por autoridades públicas. A secretária da Semtcas, Graça Amorim, a deputada estadual, Rejane Dias, o secretário da Seid, Helder Jacobina, e o secretário Municipal da Saúde, representando o prefeito Elmano Férrer, Pedro Leopoldino, também participaram.
“Próximos a existem pessoas que apresentam grandes necessidades, mas que estão sempre dispostos a ajudar e contribuir com sua força de trabalho valorosa. Por isso devemos valorizá-los. Assim, estamos atrás de cidadania e de inclusão social”, explica Pedro Leopoldino.


quarta-feira, 28 de setembro de 2011

UESPI lança edital para o vestibular 2012

O reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), professor Carlos Alberto Pereira da Silva, fez o lançamento do edital do Processo Seletivo Vestibular 2012 da instituição, na manhã desta quarta-feira (28), no Palácio Pirajá. Além do reitor, estiveram presentes no lançamento o vice-reitor, Nouga Cardoso Batista, e os pró-reitores da Uespi.

Este ano, estão sendo ofertadas 4.260 vagas, em 26 cursos, um aumento de 18% em relação à oferta do ano passado. As vagas serão destinadas aos campi de Teresina, Corrente, Bom Jesus, Floriano, Oeiras, Picos, Parnaíba, São Raimundo Nonato, Campo Maior, Barras, Piripiri, União e Uruçuí.

O professor Carlos Alberto disse que este vestibular foi planejado visando a uma melhor qualidade: “as vagas que foram ofertadas neste ano foram fruto de um planejamento. Estamos muito felizes porque estamos lançando vagas somente nas cidades em que temos professor efetivo, buscando, assim, uma melhor qualidade de ensino e extensa. Para tanto, já estamos em andamento com um concurso para professor efetivo”, ressaltou o reitor.

As inscrições serão realizadas no período de 3 ao dia 21 de outubro e o processo de inscrição será on-line e as provas acontecerão nos dias 11 e 12 de dezembro. Somente os candidatos que pleitearem a isenção da taxa de inscrição precisarão enviar a documentação que comprove essa necessidade.

Poderão requerer a isenção da taxa de inscrição: candidatos deficientes, doadores de sangue e/ou de medula óssea e candidatos que concorrerão no sistema de cotas (alunos de escolas públicas e/ou alunos negros de escola pública). Das vagas disponibilizadas, cerca de 20% serão especificamente para o sistema de cotas.

A taxa de inscrição para o vestibular da Uespi 2012 será de R$ 100,00. O presidente do Nucepe, Francisco Canindé, explicou o motivo do aumento na taxa: “houve um aumento na taxa de inflação e no INPC dos últimos quatro anos, que daria em torno de 26%. Fizemos o possível para não repassar esse aumento, o que de fato aconteceu e a inscrição teve um aumento de apenas 11%, disse”.

Mesmo com o aumento da taxa de inscrição, o Nucepe estima um número ainda maior de candidatos em relação ao ano passado, visto que em termos de vestibular regular, a Uespi é a única instituição pública do Estado que oferece um vestibular regular, já que as outras instituições públicas do Piauí aderiram cem por cento ao Enem.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Tartarugas são encontradas mortas na praia da Pedra do Sal em Parnaíba

Depois do Golfinho, cinco tartarugas verdes também foram encontradas encalhadas em praia do litoral piauiense.


A equipe técnica do Projeto Tartarugas do Delta encontrou cinco encalhes, na praia Pedra do Sal, em Parnaíba, na manhã deste domingo(25). Os biólogos do projeto neste período do ano realizam rondas ao longo das praias na busca por animais encalhados vivos ou mortos.
Os animais mortos eram representantes da espécie Chelonia Mydas, também conhecida como tartaruga verde ou aruanã. “Quando encontrados, notifica-se as medidas de comprimento e largura para determinar tamanhos, se estes são adultos, juvenis ou sub-adultos e em seguida os animais são enterrados”, revelou a coordenadora de monitoramento do projeto, bióloga Kesley Paiva.
Os monitoramentos realizados pelo projeto permitem que a equipe quantifique estes encalhes ao longo dos trechos de praia da Pedra do Sal que totalizam 18 km de área percorrida, atendimento aos animais presos em redes (afogados), debilitados, além da educação ambiental informal, abordando pescadores, turistas e comunidade em geral. “Aproveitamos este momento para repassar informações sobre estes animais”, explica o coordenador de Embarques do Tartarugas do Delta, biólogo Mário Neto.
A tartaruga verde ou aruanã é a mais frequente em toda a costa brasileira; O animal pode chegar até 1,50 m de comprimento de carapaça; Pesa em média 150 kg.

Tribunal Regional Eleitoral absolve Wilson Martins da acusação de ter patrocinado Urufolia



O governador Wilson Martins (PSB) foi absolvido de forma unânime em um julgamento realizado hoje no Tribunal Regional Eleitoral.



O gestor foi acusado de ter patrocinado com dinheiro público a Urufolia, um carnaval fora de época na cidade de Uruçuí.



Realizado entre os dias 9 e 11 de julho de 2010, o evento ocorreu durante o período eleitoral em que ele concorreu e foi eleito governador dos piauienses.



Martins foi defendido pelo advogado Willian Guimarães. O advogado Carlos Yuri trabalhou na acusação.



O processo foi relatado pelo Desembargador Haroldo Rhem.


O TRE ainda julgará mais 8 processos contra Wilson Martins.

SANTO ANTONIO, CAMPEÃO


Os dados são do IBGE, o Brasil tem 2 mil e 500 cidades com o nomes de santos. Disparado, Santo Antônio é o mais festejado de norte a sul com 236 municípios com seu nome. Depois vem São João com 220, São Francisco com 217 e Santa Maria, a mãe de Deus na quarta posição com somente 118 homenagens. Os dados são do IBGE.

Ministério da Saúde vai autorizar fumódromos em todo o país

MINISTÉRIO DA SAÚDE VAI AUTORIZAR FUMÓDROMOS
Uma emenda na Medida Provisória 540 que tramita no Congresso Nacional, trará uma reviravolta na campanha nacional de combate ao tabagismo. Um acordo entre o governo e a indústria de tabaco possibilitará através dessa emenda, a instalação de fumódromos em todo o país, principalmente em ambientes fechados. Pelo acordo que atende aos apelos da indústria do fumo, o local onde será construído um fumódromo, será obrigatório uma placa com dois avisos. 1- É Proibida a entrada de menores de 18 anos. 2- É permitido fumar. Se passar no congresso nacional, a emenda da MP 540 vai anular os efeitos da lei municipal aprovada recentemente em Teresina que proíbe fumar em qualquer ambiente fechado, incluindo bares, restaurantes, lanchonetes e similares. O senador Wellington Dias (PT) ao tomar conhecimento da MP revelou que vai virar oposição para votar contra. "Eu custo acreditar que o ministério da Saúde esteja negociando esse tipo de proposta. Não terá o meu apoio", disse.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Bancos ameaçam greve por tempo indeterminado

Em assembléia realizada nesta quinta feira (22) o sindicato dos bancários no Piauí decidiu através do voto da maioria acatar o indicativo de greve previsto para o inicio da próxima semana.

A contraproposta dos bancos não foi aceita pelo sindicato dos bancários. Que depois de inúmeras tentativas de negociação com os bancos passam a considerar a greve como sendo fator inevitável. Segundo o sindicato essa é a 1ª vez na história em que os bancários apóiam em sua totalidade ao movimenta grevista.

“Entre as lutas travadas pelo sindicato dos bancários, esse momento em que recebemos o apoio total à greve, é novo! Pela primeira vez, apenas um voto foi contrário a decisão da maioria. Mas por se tratar de um gerente, entendemos as razões reais do colega de trabalho” afirma Ulisses Oliveira (presidente do sindicato dos bancários no Piauí).

Se as negociações não evoluírem, os bancos públicos e privados vão suspender o atendimento interno das agências por tempo indeterminado. Só no Piauí cerca de 300 postos bancários de atendimento deixam de funcionar. A população que sofre diretamente os efeitos da greve passa a depender, totalmente, dos serviços oferecidos pelos terminais de auto- atendimento.

Entre as reivindicações da categoria: Reajuste salarial, ticket alimentação, auxílio creche e melhor estrutura de segurança nas agências.

De acordo com o sindicato, novas discussões, devem ocorrer no máximo até segunda-feira e caso o acordo não seja firmado entre as partes, as agencias bancárias vão deflagrar a greve a partir da terça feira, 27 de setembro.

Vestibular 2012 da Uespi é confirmado com 4.200 vagas; confira!


Uma reunião definiu hoje o número de vagas que serão ofertadas no vestibular 2012 da instituição. O reitor da instituição, Carlos Alberto Pereira, informou que o vestibular da Uespi está confirmado e o número de vagas do vestibular passará de 3.580 vagas para 4.230 em Teresina e interior do Piauí.

Outro ponto que foi discutido foi o valor da taxa das inscrições do vestibular. O valor foi reajustado para R$ 100,00. O vestibular ano passado cobrou R$ 90,00. Candidatos que tenham estudado todo o Ensino Médio em escolas públicas, pagarão 30% do valor.

Ficam isentos do pagamento da taxa: doadores de sangue e/ou medula óssea, portadores de deficiência e concorrentes por cotas. O Nucepe informou ainda que o vestibular acontecerá nos dias 11 e 12 de dezembro deste ano e o edital sairá na próxima quarta-feira(28).

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Assembleia aprova salário mínimo estadual


Os parlamentares aprovaram indicativo de projeto-de-lei de autoria do deputado Firmino Filho (PSDB) que fixa em R$ 569,00 o salário mínimo no Piauí. Agora o indicativo segue para o governo do Estado, que pode transformá-lo em projeto-de-lei para tramitação na Assembleia. No Brasil, 9 Estados fixaram salários mínimos regionais, válidos para categorias sem amparo de sindicatos ou de vencimentos fixados através de leis específicas.
fonte: ALEPI

Ministro garante financiamento para formação dos professores 380 mil profissionais que já atuam na rede pública de todo o país já estão em formação, diz ministro.


A formação inicial é um direito de todos os professores que atuam ou pretendem atuar nas escolas públicas do país e deve ser financiada pelo poder público brasileiro. É o que afirmou o ministro da Educação, Fernando Haddad, na abertura do 1º Encontro Nacional do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). O evento acontece na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília.


“Hoje quem quiser ser professor vai ser financiado pelo poder público, mesmo que seja numa instituição particular”, garantiu o ministro. “Devemos divulgar isso que já está em lei e em vigor: o professor tem direito à formação gratuita.” O ministro faz referência ao fato de que todo estudante licenciando pode realizar o financiamento estudantil (Fies) e ter a dívida quitada para atuar como professor em escola pública.


De acordo com o ministro da Educação, dos 600 mil professores que atuam em escolas públicas sem qualificação adequada, 380 mil já estão em formação. Esses números são resultado da soma do financiamento estudantil com as ações do Plano Nacional de Formação de Professores.

O Parfor foi lançado em maio de 2009, com a meta de formar cerca de 330 mil professores que exercem a profissão sem formação adequada. O plano é gerido pela Capes, em parceria com as secretarias de educação dos estados e dos municípios e as instituições públicas de ensino superior. O Programa oferece cursos de graduação para educadores em exercício no magistério público que ainda não têm curso superior, para quem possui graduação, mas leciona em área diferente daquela de sua formação, e ainda para os que possuem bacharelado sem licenciatura.


Segundo Haddad, o Plano Nacional é uma ação dentro de um conjunto de políticas que devem realizar a transformação da vida do magistério a médio e a longo prazo no país. Além do Parfor, o ministro citou ainda as bolsas de iniciação à docência (Pibid), o piso nacional do magistério e a implementação de bolsas de mestrado profissional para professores da educação básica como outras ações dessa política.


O ministro destacou a necessidade de discutir as políticas de uma maneira geral, desenvolver uma visão integral a respeito delas e assim buscar uma continuidade dessas ações. “Esse conjunto de políticas públicas pela valorização dos professores precisa ser aperfeiçoado, mas também defendido, como uma política não de um órgão, de um governo ou mesmo de um partido, mas do país”, concluiu.


Avanços
O presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, destacou os avanços do Plano Nacional obtidos nos últimos três anos. Há turmas implantadas em todas as regiões do país, envolvendo 22 estados. O programa conta com a participação de 86 instituições e implantou 1.421 turmas especiais, com um total de 50.259 alunos matriculados. O investimento realizado pela Capes no plano foi de R$ 156 milhões e, de acordo com Guimarães, deverá ser ampliado em breve.


Para Guimarães, a incumbência de formar professores é um resgate do ideal do educador Anísio Teixeira quando criou a Capes. “A Capes foi criada para formar e capacitar pessoas, não apenas na pós-graduação. Essa visão de uma educação integral, desde a educação infantil ao pós-doutorado, está intimamente conectada com a visão do idealizador da Capes, Anísio Teixeira, e a missão original desta agência”, afirmou.


Encontro Nacional


O 1º Encontro Nacional do Parfor integra o processo de avaliação do programa e tem por finalidade fomentar a troca e a socialização de experiências e reflexões sobre a formação inicial de professores em exercício.


O evento, que vai até esta quinta-feira, 22, reúne representantes das instituições de ensino superior participantes, representantes das secretarias estaduais e municipais de educação e professores da rede pública matriculados nos cursos de licenciatura oferecidos no âmbito do Parfor. Um dos objetivos do encontro é identificar proposições que possam contribuir para o aperfeiçoamento da gestão e execução do programa e para a melhoria da qualidade da educação básica no País.


Mais informações sobre o 1º Encontro Nacional do Parfor podem ser solicitadas por mensagemEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. eletrônica ou pelo telefone (61) 2022-6583.


Fonte: MEC

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dia Mundial da Árvore/

O Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta festeja-se em 21 de Março. A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. Nos EUA, é comemorado no dia 23 de Setembro, junto do aniversário de Julius Sterling Morton, morador da Nebrasca, que incentivou a plantação de árvores naquele estado.
[editar] Brasil

escola estadoal prof josé romão ou e.e prof josé romão No hemisfério sul, o dia 23 de Setembro marca a chegada da primavera, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno. O Brasil carrega fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país, um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que o Brasil possui.

Confirmando o carinho e respeito pela natureza, o Brasil, há 30 anos, formalizou-se então o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore - o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente e o tempo para se reforçar os apelos para a conscientização de todos em favor do meio ambiente. De acordo com o Decreto Federal nº 55.795 de 24 de fevereiro de 1965, foi instituída em todo o território nacional, a Festa Anual das Árvores, em substituição ao chamado Dia da Árvore na época comemorado no dia 21 de setembro.

Conforme previsto no Art 3º, a Festa Anual das Árvores, em razão das diferentes características fisiográfico-climáticas do Brasil, será comemorada durante a última semana do mês de Março nos estados do Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia; Territórios Federais do Amapá, Roraima, Fernando de Noronha e Rondônia. Na semana com início no dia 21 de setembro, nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal"

Em algumas regiões do Brasil por força do costume, muitas pessoas não observam que não existe mais a comemoração do Dia da Arvore. O correto é observar qual a semana adequada para a comemoração da Festa Anual das Árvores, de acordo com a localização do estado, última semana do mês de março ou semana com início no dia 21 de setembro.

Comissão quer entregar proposta de redução de taxas no fim do ano O deputado tucano elogiou a iniciativa do programa de anistia para regularizar veículos em atraso.


O deputado Marden Menezes (PSDB) afirmou hoje (20) que até o final do ano a Comissão Provisória, que analisa a redução de taxas do Detran/Piauí (Departamento Estadual de Trânsito), deve finalizar uma proposta a ser apresentada ao governo.


Marden disse que a comissão tem se reunido e discutido o problema e parabenizou o governo pela campanha de convocação dos devedores do Detran para que regularizem sua situação perante o órgão. O deputado se referiu ao projeto de anistia dos devedores de taxas do Detran aprovado pela Assembleia.

Segundo Marden Menezes, é importante que o governo encaminhe o projeto de redução das taxas para que não se “crie um círculo vicioso, onde as pessoas pensam que se de quatro em quatro anos o Governo dá uma anistia então eu vou esperar e não vou pagar”, explicou o deputado.


Ele também criticou a forma como o Detran-Piauí divulga os valores cobrados. De acordo com o deputado os usuários procuram o órgão com uma informação e se deparam com outra realidade. “O Detran divulga que uma taxa é de R$ 180 se paga até o dia 30, mas se o usuário for pagar antes da data ele paga R$ 160, e isso não é explicado”, afirmou Marden.


O discurso do tucano foi aparteado pelo deputado Antonio Félix (PPS). Félix disse que a iniciativa do governo é válida, mas que o mais importante é que a comissão possa “andar na luta de reduzir o valor das taxas”, acrescentou.


Fonte: Alepi

Escola Ensino Médio Pinheiro Machado em Cocal ficou em 15° lugar na qualificação do ENEM

O Piauí é destaque na educação ao conquistar o segundo lugar entre as escolas de Ensino Médio do país. A avaliação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) - que também demostrou a distância existente entre o ensino público e privado - trouxe à tona a discussão sobre a educação oferecida no Estado, incluindo o Ensino Superior. Dados do Ministério da Educação mostram que há 32 faculdades privadas no Piauí. Além dessas, há três instituições públicas, são elas: Universidade Estadual do Piauí, Universidade Federal do Piauí e Instituto Federal do Piauí.
Em Cocal,a escola de Ensino Médio Dep Pinheiro Machado teve uma ótima colocação,ficando em 15°lugar no estado do Piauí.A entidade tem como administradores o Diretor Flávio Márcio, Diretora Adjunta Conceiçao Cunha e Coordenador Alci Junior e uma competente equipe de professores.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

ASSALTOS NO COMERCIO DE COCAL

Era só o que faltava em Cocal,os ladrões estão atacando o comércio, hoje à noite o ladrões invadiram o comércio de propriedade do jovem Raul Trajano à avenida Joaquim Vieira de Brito próximo ao colégio Samuel Tupinamba. Nossa segurança ainda é precaria o que leva os comerciantes a ter que contratar pessoal para fazer a segurança particular de seu comercio.Acreditamos que a Policia do municipio deverá investigar e colocar atrás das grades os meliantes.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

RETORNO ÀS AULAS

Os alunos da rede municipal de ensino voltaram às aulas nesta segunda-feira, o que se observava nas escolas principalmente na escola Chico Monção era um número pequeno de alunos nos três turnos devido os motoristas de ônibus não terem ido pegá-los.A alegação de alguns motoristas ainda é a falta de pagamento dos mesmos. Acreditamos que o gestor irá atualizar esses pagamentos.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

COMUNICADO IMPORTANTE!


O Delegado de Cocal, Dr. Rodrigo Moreira, comunica aos pais de menores condutores de veículos que apartir de agora o menor que for pego pilotando um veiculo seja ele carro ou moto, o pai ou responsável será autuado pelo crime de trânsito inserido no art. 310 do Código de trânsito, e o menor será autuado no art. 309 como infrator de trânsito e também sofrerá punições, e tão logo a Promotora de Cocal volte de férias serão expedidas as penalizações dos menores e responsáveis.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Prefeito de Cocal participa de audiência com Governador Wilson Martins em busca de soluções para o município


O Prefeito de Cocal Fernando Sales terá audiência nesta quarta-feira (14) às 08:00h com o Governador Wilson Martins para tratar de assuntos de interesses do município.
O prefeito leva em pauta a construção da nova barragem, construção do terminal rodoviário e sistema de água nas localidades santo hilário, jabuti e candurú.

Fernando também está aguardando a liberação de pagamento de obras anteriores realizadas, bem como a construção imediata do sistema de água nos assentamentos construídos para as famílias atingidas com o desastre da barragem algodões nas localidades jacaré e olho d`água.

A População tem cobrado do prefeito que se demonstra bastante sensibilizado e busca soluções imediatas e concretas, onde espera que com essa audiência com o Governador Wilson Martins sejam levadas as devidas soluções aos problemas que tanto assolam o município.

Fonte: Portal GP1

Uespi vai lançar edital on-line do Vestibular 2012 na próxima semana




14/09/11, 10:31
Uespi vai lançar edital on-line do Vestibular 2012 na próxima semana
No ano passado, cerca de 30 mil candidatos se inscreveram para 3.580 vagas no vestibular.

Economia. Esta é a palavra de ordem na Universidade Estadual do Piauí (Uespi) sobre o próximo vestibular da instituição. Após a polêmica de que não seria realizado o certame por falta de recursos, o reitor Carlos Alberto Pereira, confirma que vai acontecer e que o edital será lançado no início da próxima semana, mas online, para reduzir gastos.


Disponibilizar as regras do vestibular apenas na internet, será um dos meios estudados pela Universidade para que o valor arrecadado com as inscrições cubram os custos da realização.

“No vestibular do ano passado, foram gastos aproximadamente de R$ 2 milhões e nossa arrecadação chegou a R$ 1.452.996,00. Estamos criando uma metodologia para operacionalizar o processo, com redução de gastos e para que o certame se torne auto-sustentável”, destacou o reitor Carlos Alberto.

A primeira será economizar com papel e impressão dos editais fornecidos aos candidatos. O reitor garante que não será modificada as isenções das taxas.

Ele disse que até na sexta-feira(16), o edital ficará pronto, com o número de vagas que será fornecido para 2012, já com o início das inscrições. A realização do concurso acontece no final de novembro.

No ano passado, cerca de 30 mil candidatos se inscreveram para 3.580 vagas no vestibular.
fonte:
Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Procurador Kelston Lages investiga irregularidades em recursos do FUNDEB na cidade de Cocal



Público Federal no Estado do Piauí através do procurador da República, Kelston Pinheiro Lages, enviou Ofício nº 306/2011-PR/PI-GAB/KL para a Prefeitura Municipal de Cocal, na pessoa do prefeito Fernando Sales de Sousa Filho solicitando informações sobre irregularidades apontadas pela Promotoria de Justiça de Cocal, na aplicação de recursos do FUNDEB, no município.

Atraso no pagamento de professores da rede municipal de ensino, pagamento a menor do que usualmente recebido pelos professores, atraso nos salários dos meses de maio, julho e agosto de 2011, de médico do Programa Saúde na família e transferência de recursos do Fundo de Manutenção de Desenvolvimento da Educação Básica da conta específica para a conta da Prefeitura, estão entre as irregularidades denunciadas.

Kelston Lages, alerta que caso ocorra a mesma situação em qualquer município do Estado, os professores devem procurar o promotor ou o próprio Ministério Público Federal para denunciar, pois os recursos da FUNDEB são repassados sem atraso. O prefeito de Cocal terá o prazo de 5 dias, para prestar as informações. Com informações do MPF-PI

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Uespi lança concurso para professor efetivo


A Universidade Estadual do Piauí – UESPI divulgou nesta segunda-feira(12) o edital para o preenchimento de vagas para o ingresso na carreira do magistério superior da Universidade. Serão 240 vagas oferecidas que estão distribuídas em 11 cidades e para todos os cursos desta IES.

Para os candidatos portadores do título de Mestrado ou Doutorado, as inscrições serão realizadas de 19 a 30 de setembro de 2011. Depois de transcorrido esse período e não havendo candidatos inscritos por área, também serão aceitas, de 07 a 15 de outubro, inscrições de candidatos com titulação latu sensu I especialista.

O prazo de validade do concurso será de 1 ano, contado a partir da data da publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial do Estado do Piauí, podendo ser prorrogado por igual período, conforme legislação vigente e se for de interesse da UESPI.

Só serão aceitas inscrições on line no sítio da UESPI (www.uespi.br) e nos endereços informados em cada um dos seis editais do concurso.

Governo Federal estuda aumentar o tempo que alunos ficam na escola


Atualmente, a criança ou o adolescente devem ficar 800 horas por ano na sala de aula.

O Ministério da Educação (MEC) e entidades do setor estudam aumentar o número de horas do aluno na escola. As possibilidades em análise são elevar a carga horária diária, que hoje é de 4 horas, ou ampliar o número de dias letivos, atualmente definido em 200 dias, informou o ministro Fernando Haddad.
Atualmente, a criança ou o adolescente devem ficar 800 horas por ano na sala de aula, carga considerada baixa quando comparada a de outros países. "O aprendizado está relacionado à exposição ao conhecimento. Há um consenso no Brasil de que a criança tem pouca exposição ao conhecimento seja porque a carga horária diária é baixa ou porque o número de dias letivos é inferior ao de demais países", disse o ministro, após participar da abertura do Congresso Internacional Educação: uma Agenda Urgente, promovido pelo movimento Todos Pela Educação.

Para manter o estudante mais tempo na escola, Haddad avalia antecipar a meta de ter metade das escolas públicas funcionando em regime integral, prevista para ser cumprida até 2020, ou até mesmo enviar um projeto de lei ao Congresso Nacional. "Não vamos encaminhar projeto de lei antes de receber o aval daqueles que vão executar isso. A ideia é aumentar o número de horas por ano que a criança fica sob a responsabilidade da escola", explicou.

O estudo é elaborado em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).


O ministro reconhece que a medida exigirá mais recursos da pasta. Segundo ele, uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), em discussão no Congresso Nacional, é elevar para 7% do Produto Interno Bruto (PIB) os investimentos no setor. O novo PNE estabelece 20 metas educacionais que o País deverá atingir até 2020.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Professor piauiense é eleito Homem do Ano em votação de revista


A revista Alfa divulgou o resultado da eleição de Homens do Ano, promovida por meio de votação na internet ao longo das últimas semanas. O professor piauiense Antonio Cardoso do Amaral, do município de Cocal dos Alves - Piaui, foi o escolhido entre personalidades como o campeão mundial de futebol Romário, o apresentador de TV Luciano Huck, o jogador de futebol Neymar e o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso.
O trabalho de Antonio Amaral ajudou alunos da rede pública a serem campeões da Olimpíada Brasileira de Matemática. Filho de analfabetos, ele ganha cerca de R$ 3 mil mensais por 60 horas aula e teve seu trabalho elogiado pela presidente Dilma Rousseff.

"Meu desafio é muito grande. Estou ajudando a transformar a vida das pessoas em Cocal dos Alves. (...) Eu já pensei em sair de Cocal dos Alves, mas foi muito trabalho para chegar até aqui. Eu tenho muitos alunos. Não posso abandoná-los agora," disse o professor, em entrevista durante a festa do prêmio Homens do Ano no último dia 5, em São Paulo.

A votação aconteceu entre 27 de julho e 2 de setembro e mobilizou a mídia piauiense.

Amaral agradeceu a todos os piauiense e moradores de outros estados que nele votaram e ao Cidadeverde.com, que desde 2008 divulga o resultado dos seus alunos. Naquele ano, sua escola foi a campeã da Gincana Piauí 250 anos, promovida pela TV Cidade Verde.

O QUE DIZ O MINISTRO HADDAD SOBRE O ENEM


O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que o resultado é "positivo", mas "dentro do esperado". "Atendeu nossas expectativas, mas é compatível com a evolução que tem se verificado na educação brasileira. [O aumento] é coerente", disse Haddad em entrevista com jornalista realizada na quinta-feira (8) na sede do ministério.


Haddad destacou, porém, o fato de o desempenho ter melhorado mesmo com o aumento da participação de alunos no exame. Em 2010, 56,4% dos estudantes concluintes do ensino médio regular fizeram o Enem, contra 45,8% dos concluintes de 2009.


"Pode acontecer de a nota cair e a taxa de participação aumentar, então você não sabe muito bem. Agora, quando acontece de a participação aumentar e de a nota aumentar, você tem uma grande confiabilidade de que os resultados mostram uma evolução consistente da qualidade. (...) Nós sabemos que a educação é um processo, que nós temos que trabalhar muito, tem muito por fazer", analisou Haddad.


Na avaliação do ministro, o aumento de 10 pontos no desempenho médio dos alunos em 2010 na comparação com o ano anterior, chamado de "desvio padrão", mostra que o Brasil pode atingir a meta de nota média de 600 pontos no exame em dez anos, cinco anos a menos do que o previsto pelo governo federal.


A média de 600 pontos é considerada como boa pelo governo. Por exemplo, no novo programa de bolsas no exterior lançado pela presidente Dilma Rousseff em julho, são favorecidos os alunos que obtiverem média maior do que 600 no Enem. A escala vai de zero a mil.


"O Brasil trabalha com meta de qualidade, e não de quantidade [em relação à educação]. (...) Nós estamos muito confiantes de que o Enem represente para o ensino médio aquilo que a Prova Brasil vem representando para o ensino fundamental. Ou seja, um instrumento que auxilia a organização racional do currículo e orienta o trabalho dos professores em sala de aula", disse Fernando Haddad.


'Indicativo importante'


Sobre os dados por escola, que serão divulgados nesta segunda, o ministro da Educação afirmou que trata-se de um indicativo "importante", mas não recomenda-se que seja o único critério dos pais ao escolher uma escola para os filhos.


"Nós sabemos que os pais levam em consideração a nota do Enem, mas nós recomendamos que não seja isso o único critério para que os pais escolham as escolas dos seus filhos, embora seja um dado importante. Mas a escola tem outras dimensões que não são avaliadas pela prova”, considerou o ministro.


Para Fernando Haddad, um bom parâmetro para os pais são as escolas acima da média de participação no Enem, de 56%.


O ministro afirmou também ser provável que escolas particulares liderem o topo do ranking das melhores escolas do país segundo o Enem. "Isso é assim no mundo inteiro. As distâncias são intoleráveis, precisamos reduzir as distâncias. Não podemos aceitar um nível de desigualdade que existe em condições que independem da escola. As condições socioeconômicas das famílias às vezes explicam muito mais o resultado do que o trabalho do professor, do diretor. Mais de dois terços da explicação de qualquer desempenho está fora da escola, não está na escola. E, muitas vezes, se sobrecarrega a escola com uma responsabilidade que não é 100% dela."

Wilson Martins quer criar Enem estadual


O governo vai criar, na Secretaria de Educação, uma equipe multidisciplinar que ficará responsável pela avaliação de desempenho das escolas da rede pública.
Segundo o governador Wilson Martins, será uma versão estadual do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), instrumento que o governo pretende usar para melhorar a qualidade das cerca de 800 escolas que integram o sistema estadual.
fonte: cidadeverde.com

RESULTADO DO ENEM 2010

Somente 13 escolas públicas aparecem na lista das cem melhores instituições de ensino o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2010). As notas por escola foram divulgadas nesta segunda-feira (12) pelo Ministério da Educação e divididas pela porcentagem de participação dos estudantes no exame. No grupo principal, com mais de 75% de participação, o "top 100" é formado por 87 escolas particulares e 13 públicas. As escolas têm até 30 dias para recorrer das notas obtidas no exame.

Escolas com menos de 2% de participação não foram consideradas. Segundo o MEC, por causa da diversidade na taxa de participação no Enem, não é possível tecnicamente estabelecer comparações entre os resultados dos diferentes grupos. O ministério optou por criar as quatro categorias para evitar comparações equivocadas e a criação de rankings distorcidos. Como o Enem não é obrigatório, uma escola poderia selecionar seus melhores alunos e obter uma média alta, número que seria diferente se todos os seus estudantes participassem. Devido a esta nova forma de divulgação o MEC atrasou a divulgação das notas, que estava prevista para julho.

Nenhuma escola estadual ou municipal aparece entre as cem primeiras do Enem. As escolas públicas que se destacaram são colégios de aplicação de universidades, colégios militares, escolas federais e escolas técnicas. Aumentando o universo para as mil escolas com mais de 75% de participação que obtiveram melhor desempenho no exame, o Enem tem 926 privadas e apenas 74 públicas.

O desempenho dos alunos melhorou em relação ao Enem anterior. A nota média geral das escolas subiu de 501,58 em 2009 para 511,21 em 2010 e a participação dos alunos que concluíram o ensino médio regular no ano anterior passou de 45,8% em 2009 para 56,4% em 2010. A participação no Enem dos alunos que concluíram o ensino médio regular aumentou de 45,8% em 2009 para 56,4% em 2010.

Colégio do RJ tem a maior média

Os colégios particulares dominam o topo da lista do Enem. O Colégio de São Bento, do Rio, obteve a maior média, com 761,7 pontos. Em segundo lugar aparece o Instituto Dom Barreto, de Teresina (PI), seguido pelo Colégio Vértice, de São Paulo; Colégio Bernoulli e Colégio Santo Antônio, de Belo Horizonte; Colégio Cruzeiro, do Rio; e Educandário Santa Maria Goretti, também de Teresina. A melhor escola pública da lista é o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (MG), que aparece em oitavo lugar no geral.

Entre as 13 escolas públicas que aparecem na lista das cem com melhores médias no Enem, sete são ligadas a universidades públicas (Coluni - Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa-MG, Colégio de Aplicação da Uerj, Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco, Escola do Recife FCAP Universidade Estadual de Pernambuco, Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria-RS e Colégio de Aplicação da UFRJ); quatro são colégios militares (CM Belo Horizonte, CM Campo Grande, CM Juiz de Fora e CM Porto Alegre), uma é escola técnicas (ETE de São Paulo) e uma é escola federal (Colégio Pedro II, do Rio).

Escola indígena teve pior desempenho

As escolas públicas dominam a lista das escolas com pior desempenho entre as que tiveram mais de 75% de participação no Enem 2010. Das mil piores, 704 são públicas e 296 são privadas. Entre as que tiveram de 50% a 74,9% de participação, a diferença é ainda maior: 987 são públicas e 13 são particulares.

A escola com pior desempenho das que tiveram mais de 75% de participação é a Escola Estadual Indígena Txeru Ba' e Kua, no município de Bertioga (SP), com média de 430 pontos. Em seguida estão a E.E.E.F.M. José Roberto Christo, localizada em Afonso Cláudio (ES), e a Escola Municipal Francisco José dos Santos, de Santa Rosa do Piauí (PI).

13 estados não aparecem entre as cem melhores

Dos 27 estados, 14 têm escolas representadas na lista das cem com melhor desempenho nas provas e que tiveram maior participação dos alunos no exame. Outros 13 estados ficaram de fora desta "elite". Os estados com maior número de escolas entre as cem primeiras são Rio de Janeiro (35 escolas), Minas Gerais (28) e São Paulo (15). Estes três estados concentram 78% das escolas do "top 100". Em seguida vem o Piauí (5). Também estão representados os estados de Mato Grosso do Sul (3), Pernambuco (3), Goiás (2), Maranhão (2), Rio Grande do Sul (2) , Amazonas (1), Bahia (1), Ceará (1), Distrito Federal (1) e Paraná (1).

Na lista das cem piores escolas deste grupo com mais de 75% de participação no Enem aparecem 31 colégios do Espírito Santo.

Em seguida estão as escolas do Ceará (16), Maranhão (11), Amazonas (9), Bahia (4), Minas Gerais (4), Piauí (4), Paraná (3), Rio Grande do Sul (3), Sergipe (3), Tocantins (3), São Paulo (2), Goiás (1), Mato Grosso (1), Pernambuco (1), Rio Grande do Norte (1), Roraima (1), Rondônia (1) e Santa Catarina (1).

Piauí têm a 2ª e 7ª melhor escola do Brasil, mas tem a 4ª pior

O resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) revela que o Piauí têm o segundo e o sétimo melhor colégio do Brasil (respectivamente Instituto Dom Barreto com a nota de 754,13 e Educandário Santa Maria Goretti com nota de 727,6).

No entanto, tem também o quarto pior colégio, a Unidade Escolar José Patrício Franco com nota de 37,8.

domingo, 11 de setembro de 2011

ANIVERSARIANTE DA SEMANA

Quem esteve de aniversario nesse final de semana foi o jovem Rubinho que reuniu amigos no bar casa branca. Parabéns