Subscribe:

Seguidores

sexta-feira, 30 de março de 2012

VEJA MAIS FOTOS DA GINCANA DA ESCOLA BABYLANDIA

HOJE ACONTECEU A FINAL DA GINCANA DO CONHECIMENTO NA ESCOLA BABYLANDIA ONDE OCORREU VARIAS APRESENTAÇÕES. VEJA

quinta-feira, 29 de março de 2012

MOMENTO LEITURA

A ESCOLA BABYLÂNDIA REALIZOU NA MANHÃ DE HOJE A HORA DA LEITURA, COM O OBJETIVO DE INCENTIVAR OS ALUNOS A PRATICAR LEITURA NA ESCOLA OU EM CASA, FAZENDO DESSA PRATICA TAMBÉM UM MOMENTO DE LAZER.
VEJA ALGUMAS FOTOS:








quarta-feira, 28 de março de 2012

Brasil prepara lançamento de satélite para levar banda larga ao país inteiro

Anúncio foi feito nesta quarta (28) pelo ministro da Ciência e Tecnologia. Custo avaliado da construção e do lançamento é de R$ 750 milhões.
O Brasil prepara o lançamento de um satélite geoestacionário de comunicação para proporcionar banda larga a todos os municípios do país, anunciou nesta quarta-feira (28) em Nova Délhi o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp.

O país busca na Índia uma cooperação técnica para o satélite. A construção e o lançamento, sob responsabilidade da Telebras e da Embraer, têm um custo avaliado de R$ 750 milhões.

“Vamos fazer um concurso internacional que abre a possibilidade a uma cooperação tecnológica importante”, disse o ministro.

O satélite de comunicação dará opção a todos os municípios brasileiros a acessar a banda larga para os serviços de internet e telefonia móvel 3G.

Brasil, Índia e África do Sul também discutirão nos próximos dias o lançamento de outro satélite para a observação do clima no Atlântico Sul, o que permitirá fazer as medições necessárias para “entender as anomalias com o campo magnético terrestre que deixam passar as radiações ultravioletas”.

Com a China, país com o qual mantém uma intensa cooperação desde a década de 1980 – com o lançamento conjunto de três satélites -, o Brasil prevê o lançamento de um satélite este ano e outro em 2014, informou o ministro, que considera “estratégica” a cooperação.

Raupp integra a delegação da presidente Dilma Rousseff na reunião de cúpula desta quarta-feira dos Brics – bloco dos países emergentes – na capital indiana.

Durante a visita bilateral à Índia na sexta-feira, Raupp assinará com as autoridades indianas um acordo para o programa “Ciências Sem Fronteiras”, que permitirá o treinamento no exterior de estudantes e especialistas brasileiros nas áreas das ciências naturais e engenharia.

No caso da Índia, o Brasil espera estimular o intercâmbio nas áreas de tecnologia, saúde, em particular o combate a Aids, malária e turberculose, assim como a farmacêutica, a nanotecnologia e as ciências de forma geral.

Fonte: G1

Uespi aguarda decisão na Alepi para aderir ao Enem

Antônio Félix, autor do requerimento, apontou como principal preocupação, a ocupação das vagas da Uespi por estudantes vindos de outros estados, o que poderia ocasionar, a longo prazo, uma escassez profissional

Nessa terça-feira (27) o Plenarinho da Assembleia Legislativa do Piauí foi palco de uma discussão sobre a forma de ingresso ao ensino superior da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

De um lado, o reitor da instituição, Carlos Alberto Pereira, com o apoio do deputado petista João de Deus, defendeu a adesão ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Sistema de Seleção Unificada (SiSu). Do outro, o deputado Antônio Félix (PSD), apoiado pela maioria dos deputados presentes, contrário à novidade.

Antônio Félix, autor do requerimento, apontou como principal preocupação, a ocupação das vagas da Uespi por estudantes vindos de outros estados, o que poderia ocasionar, a longo prazo, uma escassez profissional, visto que, após a formatura, os estudantes tendem a regressar aos estados de origem. “A situação é preocupante e merece debate. No curso de Veterinária da Universidade Federal do Piauí, no campus de Bom Jesus, por exemplo, 90% das vagas do vestibular deste ano foram ocupadas por alunos de outros estados, que ocuparam vagas que deveriam atender aos estudantes que, futuramente, beneficiariam a região. Então, essa discussão é de suma importância para toda a sociedade”, justificou.

Em apoio à Félix, o deputado Firmino Filho (PSDB) ressaltou que “o Piauí precisa ter gente qualificada para fazer as transformações que a nossa sociedade necessita, por isso a UESPI foi criada. Hoje, com o vestibular no formato atual, existe uma proteção natural aos nossos alunos. Com a adesão ao SiSU, o aluno do Paraná, por exemplo, que não ingressou nas universidades de lá, virá competir, de maneira injusta, com os alunos da escola pública daqui. Então acredito que essa proteção aos piauienses deve ser estimulada”, afirmou.

O reitor Carlos Alberto Pereira acredita que o problema não está no sistema de seleção, mas na distorção que existe na Educação Básica. “O Conselho Universitário decidiu por unanimidade à adesão por entender ao Enem-SiSu é um importante componente para vencer o atraso e a distorção que há na Educação Básica. Hoje mais de cem instituições aderiram e nenhuma voltou atrás, ao contrário, as que aderiram apenas percentualmente, passaram à totalidade. Entendemos que as vagas nas universidades são para o cidadão brasileiro”, indicou.

No debate, membros do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), do Centro Colegial de Estudantes Piauienses, da administração da Uespi e deputados trocaram ideias favoráveis e contrárias.

Por fim, ficou decidido que uma comissão de deputados, presidida por Antônio Félix, deverá avaliar a experiência da Universidade Federal, para avaliar os prós e contras que a adesão trouxe à instituição. Uma reunião deverá ser agendada com o reitor da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) nos próximos dias. Após o estudo dos dados estatísticos, uma nova audiência pública será marcada, ainda no mês de abril, para que o debate possa ser retomado. A Uespi se comprometeu a aguardar a nova audiência para, então, tomar a decisão final.

Câmara deve votar hoje Lei Geral da Copa

Líderes da oposição e ruralistas vinham obstruindo a votação da Lei da Copa para pressionar o governo a marcar a data de votação do Código Florestal.

Pelo acordo, Marco Maia se comprometeu com os líderes em marcar para abril a data de votação do Código Florestal. Líderes da oposição e ruralistas vinham obstruindo a votação da Lei da Copa para pressionar o governo a marcar a data de votação do Código Florestal.

O acordo foi comemorado pela deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), que está no exercício da presidência da Câmara. Rose vinha defendendo a desvinculação da Lei da Copa e do Código Florestal. “A Lei Geral da Copa não tem nada a ver com o Código Florestal”, disse.

Mesmo com o acordo fechado para a votação da Lei da Copa, os partidos de oposição e a Frente Parlamentar Evangélica deverão dificultar a votação da matéria. Oposição e evangélicos vão tentar derrubar o dispositivo que susta, por um mês, parte do Estatuto do Torcedor para permitir a venda de bebidas nos estádios durante os jogos da Copa do Mundo. “Temos um acordo de procedimento, não de mérito”, disse o líder do PSDB, deputado Bruno Araújo (PE).

Autor: Com informações da Agência Brasil

Servidores não aceitam reajuste e fazem novas manifestações

Professores da rede municipal e estadual de ensino não aceitam propostas e greves devem continuar. As categorias realizam novas manifestações em Teresina.
Professores e alunos da rede estadual fazem manifestação no Karnak

Em uma greve que já dura 29 dias, os servidores da educação no Piauí, realizam mais uma manifestação nessa quarta-feira (28). Nesta manhã eles se reuniram no teatro de Arena, na praça da Bandeira, de lá eles seguem em passeata para o Palácio de Karnak, onde se juntam com estudantes, para juntos pedir que o governo faça a adesão do Governo ao piso salarial da categoria e assim por fim a greve.

Segundo o professor, Manoel Rodrigues, vice-presidente do Sindicado dos Trabalhadores da Educação (Sinte-PI), essas manifestações visam mostrar a população que o governo não está cumprido o piso estabelecido por lei. “Queremos negociar com o Governo o pagamento do piso, que é um direito nosso. A proposta estadual contemplou apenas 10% o que contempla apenas os professores pedagógicos. Por isso, enquanto toda a categoria não for contemplada a greve continua”, afirmou.

Ele também informou que a categoria vai realizar nessa quinta-feira (29) uma manifestação no bairro Mocambinho, e na sexta-feira (30) no bairro Dirceu. Já na segunda-feira (2) os professores se reuniram na Assembléia Legislativa para tentar impedir que o governo aprove na assembléia o projeto que não prevê a adoção do piso salarial para os servidores.

A Lei 11.738, de 16 de julho de 2008, estabelece o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.

Para a estudante, Bruna Larissa, da Unidade Escolar Benjamin Baptista, os estuantes assim como ela devem apoiar a causa e lutar junto com os professores para a adesão do piso. “É um direito deles e devemos compreender, se junarmos força, o governo pode ceder e a greve acabar logo. Pois estamos nos prejudicando”, relatou.

sábado, 24 de março de 2012

Programa de Fátima terá humor, mas não como CQC, diz diretor


O programa unirá entretenimento, jornalismo, música, humor e terá plateia.
Uma das novidades mais aguardadas da televisão brasileira em 2012 é o programa de Fátima Bernardes (49), que deixou a bancada do Jornal Nacional no fim do ano passado para encarar o desafio de comandar uma atração que envolva entretenimento e jornalismo.

“Estamos chamando o projeto de ‘o segredo de Fátima’”, brincou o diretor Maurício Farias, que se juntou a Guel Arraes (58) no início do ano para engrossar a equipe de criação e produção. “Será um programa que unirá entretenimento, jornalismo, música, humor e terá plateia. Mas é um grande desafio pra gente, porque a Fátima é uma estrela do jornalismo e, agora, vai assumir a função de apresentadora, vai se impor mais”, revelou o diretor, que também comanda os núcleos de Tapas & Beijos, A Grande Família e Casseta & Planeta Vai Fundo.

Farias acrescentou, ainda, que a atração terá quadros engraçados calcados no jornalismo. “Mas não tem nada a ver com CQC”, frisou o diretor, afirmando que trabalha com o plano de estrear a nova atração no segundo semestre.

Fonte: Caras Online

Facebook anuncia mudanças em seu visualizador de fotos

O visualizador de fotos da rede social irá automaticamente mostrar as imagens na maior resolução possível
O Facebook anunciou nesta quinta-feira (22) duas mudanças no seu sistema de visualização de fotos, segundo nota divulgada pela companhia.

A partir de agora, o visualizador de fotos da rede social irá automaticamente mostrar as imagens na maior resolução possível, diz a empresa. “Em um espaço de maior dimensão, isso pode ser até 4 vezes maior que antes”, segundo o comunicado.

Além disso, o usuário poderá expandir o visualizador de fotos para ocupar a tela inteira do computador. Se ele estiver usando a versão mais recente do Firefox ou do Chrome, deve clicar nas setas no canto superior direito de uma foto para ampliar para tela cheia.

Mudança recente

O Facebook informou na última sexta-feira (16) que os anúncios nas atualizações de notícias dos usuários estão disponíveis no Brasil. Chamada de “Ofertas”, a mudança significa que mensagens e posts de empresas serão integradas às atualizações de notícias que os usuários recebem em sua página inicial do Facebook – a publicidade não ficará mais somente do lado direito da página.

Ações

O Facebook entregou, no dia 1º de fevereiro, os documentos necessários para sua estreia na bolsa de valores, que está prevista para maio. Inicialmente, a expectativa da empresa de Mark Zuckerberg é arrecadar US$ 5 bilhões com a oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês). Essa seria a melhor estreia para uma empresa de internet, superando a do Google, de quase US$ 2 bilhões, em agosto de 2004 – ano em que o Facebook foi criado.

Fonte: G1

sexta-feira, 23 de março de 2012

A Sociedade Cocalense está sendo presenteada com uma verdadeira seresta nesta Sexta - Feira, o melhor da MPB e SERESTA DE QUALIDADE, com um dos melhores seresteiros de Parnaíba PITUCA, será logo mais as 21:00Hs.


A Sociedade Cocalense está sendo presenteada com uma verdadeira seresta nesta Sexta - Feira, o melhor da MPB e SERESTA DE QUALIDADE, com um dos melhores seresteiros de Parnaíba PITUCA, será logo mais as 21:00Hs.

Casos de Dengue têm redução de 53,9%


Até o dia 16 de março foram registrados 1.681 casos da doença, enquanto que no mesmo período em 2011 eram 3.646
Um boletim divulgado nesta sexta-feira (23), pela Coordenação Estadual de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), revelou uma redução de casos de Dengue no Piauí de 53,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

Foram notificados até o dia 16 de março, 1.681 casos da doença. No mesmo período em 2011 eram 3.646.

“Estamos monitorando intensamente o cumprimento do Plano de Contingência da dengue nos municípios”, afirma a diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Telma Evangelista.

As cidades com mais notificações são Sebastião Leal (10 casos), Água Branca (21 casos), S. Raimundo Nonato (156 casos), Beneditinos (69 casos), Floriano (124 casos), Teresina (930 casos), Piripiri (43 casos), Pio IX (38 casos), Jose de Freitas (33 casos), Caracol (15 casos), Jurema (11 casos).

Humorista Chico Anysio morre aos 80 anos


Humorista estava internado desde o fim de dezembro, após infecção no aparelho digestivo. Ao longo de seus 65 anos de carreira, Chico Anysio criou mais de 200 personagens e foi um dos maiores humoristas do Brasil.
Morreu nesta sexta-feira (23), aos 80 anos, o humorista Chico Anysio. Ele estava internado no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio. Ao longo de seus 65 anos de carreira, Chico Anysio criou mais de 200 personagens e foi um dos maiores humoristas do Brasil com destaque no rádio, na TV, no cinema e no teatro.

Anysio apresentou uma piora nas funções respiratória e renal na quarta-feira (21) e voltou a respirar com ajuda de aparelhos durante todo o dia. Ele estava no CTI do hospital carioca desde dezembro do ano passado por conta de um sangramento. O comediante chegou a ter o problema controlado, mas apresentou uma infecção pulmonar e retornou à internação. Ele seguia em sessões de fisioterapia respiratória e motora diariamente, somadas a antibióticos.O ator também já foi submetido a uma laparotomia exploradora, procedimento cirúrgico que serve para revelar um diagnóstico. Essa cirurgia fez com que Chico Anysio tivesse um segmento de seu intestino delgado retirado.

No final de 2010, ele foi levado ao mesmo hospital com falta de ar. Após uma obstrução da artéria coronariana ser encontrada, passou por uma angioplastia, procedimento para desobstrução de artérias. Após 110 dias, teve alta em março do ano passado.

Com fortes dores nas costas, o humorista foi novamente internado em novembro. Ficou no hospital durante cinco dias, para receber medicação intravenosa devido a problema antigo nas vértebras que provocava dor. No fim de novembro, teve febre e os médicos descobriram uma contaminação por fungos, tratada com antibióticos. No começo de dezembro, retornou ao hospital com infecção urinária e ficou internado por 22 dias. Um dia depois, voltou ao Hospital Samaritano.

Nos momentos mais críticos, quando esteve no hospital entre dezembro de 2010 e março de 2011, Chico necessitou da ajuda de aparelhos para respirar e se comunicava com médicos e familiares por meio de mímica. Durante o período pós-operatório, houve o diagnóstico de um tamponamento cardíaco, que acontece quando o sangue se acumula entre as membranas que envolvem o coração (pericárdio).

Durante o período de internação, que alternou momentos no CTI e em unidades intermediárias, Chico Anysio apresentou quadros de pneumonia e passou por sucessivas broncoscopias. As infecções foram tratadas com uso de antibióticos.

Antes, em agosto de 2010, o humorista precisou ser internado para a retirada de parte do intestino grosso após ser constatado um quadro de hemorragia no aparelho digestivo. Em maio de 2009, outra pneumonia o levou ao hospital.

quinta-feira, 22 de março de 2012

FELIZ ANIVERSARIO

DE ANIVERSARIO HOJE A JOVEM VALDIANA LOPES, NESSE DIA ESPECIAL SEUS AMIGOS E FAMILIARES LHE DESEJAM UM FELIZ ANIVERSARIO CHEIO DE MUITAS ALEGRIAS E REALIZAÇÕES. QUE O BOM DEUS POSSA FAZER PARTE DE SUA VIDA SEMPRE E QUE A VIRGEM MARIA POSSA LHE COBRIR COM SEU MANTO SAGRADO. FELICIDADE É POUCO PRA ESSA JOVEM BATALHADORA, INCANSÁVEL NA EVANGELIZAÇÃO EM NOSSA PAROQUIA. UMA ABRAÇO TAMBEM DE SEU AMIGO REGINALDO ALVES. PARABÉNS!!!!




Governador reafirma que PI não pode pagar professores e médicos

O governador do Piauí, Wilson Martins, reafirmou que o Estado não tem condições para pagar os aumentos salariais cobrados por professores e dos médicos. Na oportunidade, o gestor informou que mandou ofício para a classe médica explica a situação do Estado.

GOVERNADOR DO PIAUI WILSON MARTINS

“Eu acho que o professor deve ganhar mais do que atualmente ganha. Mas temos que ver a capacidade de pagamento do Estado e o cumprimento da lei. Não podemos fazer isso de qualquer jeito. Temos que ter responsabilidade”, explica Wilson Martins.

As declarações foram dadas durante solenidade em referência ao dia Internacional da pessoa com Síndrome de Down, comemorado no dia 21 de março. O governador também comentou a reunião com a bancada federal em Brasília, ocorrida nesta terça-feira.

“Foi uma reunião harmoniosa. Cada parlamentar fez exposição do que foi possível fazer em 2011. Todos estão com sentimento de juntar esforços para temos saídas para que o Piauí não seja penalizado”, analisou o governador.

Na oportunidade, o gestor garantiu que firmado compromisso com deputados e senadores para buscar recursos nos Ministérios e até com a presidente Dilma Rousseff para buscar apoio para os projetos a serem executados pelo Estado.

Agespisa: 50% da água produzida no Piauí é desperdiçada

No Dia Mundial da Água, o presidente da Agespisa, Raimundo Neto, afirmou, em entrevista ao Notícia da Manhã desta quinta-feira (22), que os números relacionados ao disperdício de água são alarmantes no Piauí. Segundo ele, 50% do que é produzido é desperdiçado.

RAIMUNDO NETO

"É um número que nos preocupa. 50% de tudo que produzimos é desperdiçado. Isso acontece por conta dos jacarés [furtos de água] que as pessoas fazem em casa, por conta de vazamentos e tubulações antigas", explicou o gestor.

Raimundo Neto destacou que a meta é chegar a apenas 20% de desperdício. "Temos um longo caminho pela frente. Para chegar à meta estamos investindo mais de R$ 20 milhões na troca de tubulações velhas".

53 municípios piauienses decretam estado de emergência

A seca no Estado do Piauí, principalmente no semiárido já motivou o reconhecimento pelo governo de 53 municípios em estado de emergência.

Os decretos já estão na Secretaria de Defesa Civil, que já está providenciando o envio de pedido de socorro para o Governo Federal.

Segundo o secretário Ubiracy Carvalho, nesses municípios os prejuízos na produção de grãos superam 80% da área plantada e não há água suficiente para o abastecimento humano e animal.

FELIZ ANIVERSARIO

QUEM ESTÁ DE ANIVERSÁRIO HOJE É O PEQUENO SERGINHO, GAROTO INTELIGENTE, ORGULHO DE SEU PAIS E PARENTES, ESTUDANDO O 5º ANO NA ESCOLA BABYLÂNDIA,UM EXEMPLO DE ALUNO, COSTUMA FAZER SUAS ATIVIDADES COM MUITA ATENÇÃO. NO DIA DE HOJE SERGINHO SEUS AMIGOS, PAIS, PROFESSORES DEIXAM AQUI AS FELICITAÇÕES PRA VOCE E EM ESPECIAL SEU PROFESSOR REGINALDO ALVES, TUDO DE BOM PRA VOCE E QUE O BOM DEUS LHE CUBRA DE BENÇÃOS. PARABÉNS!!!!!




quarta-feira, 21 de março de 2012

Escolas têm até dia 31 para produzir relatório do Bolsa Família


O acompanhamento da frequência escolar do Programa Bolsa Família é feito bimestralmente. Dia 19/03 foi iniciada a impressão dos relatórios do Projeto Presença para serem enviadas a todas as escolas de Teresina, as municipais, estaduais e particulares que tenham alunos beneficiários do Programa. O envio da frequência dos alunos será de 1º a 28 de abril próximo.

Diante da greve dos professores, queremos frisar que as crianças e jovens não serão prejudicados em relação a sua frequência, pois no Projeto Presença, existe a opção de justificativa, 'referente à greve', a fim de não prejudicá-los. As escolas, mesmo em greve terá que devolver o relatório até o dia 31/03 a fim de justificar a situação.

Tal informação é importante para que as famílias continuem sendo beneficiadas garantindo assim o acesso a educação, pois o Programa Bolsa Família tem a condicionalidade, para que a família esteja no Programa é exigência que as crianças de 06 a 15 anos esteja além de matriculadas, com frequência mínima de 85% e os jovens de 16 a 17 anos com frequência de 75%.

Teresina é a capital nordestina que obteve o melhor índice de acompanhamento do público entre 6 e 17 anos, registrando 96,4% da frequencia escolar. Considerando os cem municípios com maior número de beneficiários para acompanhamento, além de Teresina, mais 15 registraram índices superiores a 95% de acompanhamento.

A capital do Piauí é a terceira do Brasil no que diz respeito a atualização de dados. São 67.676 famílias atendidas pelo Bolsa Família, representando 85% de frequencia de alunos informadas ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

De acordo com Sandra Leite, assistente social da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), a responsabilidade de informar corretamente a frequencia dos alunos em sala de aula é essencial para garantir precisamente o recurso. 'O trabalho exige dedicação e responsabilidade, são milhares de famílias beneficiadas, por isso temos tanto orgulho em dizer que Teresina está entre as primeiras cidades do país', dinaliza Sandra Leite.

DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN -21 DE MARÇO

Hoje comemoramos o Dia Internacional da Síndrome de Down.
O objetivo do dia é valorizar as pessoas com Síndrome de Down e conscientizar a população sobre a importância da promoção dos direitos inerentes às pessoas que nasceram com a síndrome de desfrutar uma vida plena e digna, como membros em suas comunidades e na sociedade.

1ª Gincana do Conhecimento Escola Babylândia - Área: Matemática








O 5º ANO DA ESCOLA BABYLÂNDIA REALIZOU NESTA QUARTA FEIRA A GINCANA DO CONHECIMENTO NA ÁREA DE MATEMÁTICA, O OBJETIVO DESTA GINCANA FOI LEVAR AO ALUNO O APRENDIZADO NO CAMPO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE PROVAS ENVOLVENDO AS 4 OPERAÇÕES MATEMÁTICAS. VEJA AS FOTOS:

terça-feira, 20 de março de 2012

Banco do Brasil abre concurso para níveis médio e superior


O Banco do Brasil (BB) abriu nova seleção pública para formar cadastro reserva em cargos de níveis médio e superior. Os interessados poderão concorrer aos postos de técnico de segurança do trabalho, auxiliar de enfermagem do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, enfermeiro do trabalho e médico do trabalho. Aqueles que conseguirem aprovação no certame devem ser lotados nas capitais de todos os estados brasileiros e em Ribeirão Preto, São Paulo. Veja o edital!

A Fundação Carlos Chagas (FCC) é a empresa responsável pelo concurso, que contará com provas objetivas e discursivas, marcadas para acontecer no dia 13 de maio. De acordo com o edital de abertura, as remunerações variam de R$ 3.163,73 a R$ 7.499,75. Além do salário básico, os classificados têm direito a possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional; participação nos lucros ou resultados; e possibilidade de participação em planos assistenciais e previdenciários complementares.

Do número total de chances, 5% serão reservadas a candidatos portadores de necessidades especiais. Inscrições serão aceitas dos dias 26 de março a 13 de abril, pelo site www.concursosfcc.com.br. A taxa de participação varia de R$ 47 a R$ 87. As informações foram publicadas no Diário Oficial da União desta segunda-feira (19), na página 73 da terceira seção.

Deputados intermediam greve dos professores que já dura 22 dias

Mais uma rodada de negociações aconteceu na manhã desta terça-feira (20), entre Governo do Estado, professores e a uma comissão de deputados, para tratar sobre a greve dos servidores da educação, que completa 22 dias.

Os professores não abrem mão do piso salarial de R$ 1.451,00, estabelecido por Lei Federal. Para a presidente do Sindicato dos Servidores da Educação (Sinte), Odeni de Jesus, a proposta apresentada pelo Governo e encaminhada para a Assembléia, está equivocada. "O governo precisa apresentar uma proposta dizendo como vai cumprir os 22% de aumento dado aos professores pela lei", disse a sindicalista lembrando que o aumento é proporcional também aos outros professores que já estão em outros níveis, por conta do Plano de Cargos Carreiras e Salários da categoria.

O secretário de Educação, deputado Átila Lira, disse que o Governo está avaliando aos aspectos fiscais e financeiros para chegar a um consenso sobre a greve. "Amanhã, devemos ter uma reunião conclusiva. O Governo vai cumprir a lei e pagar o piso", afirmou. O projeto encaminhado à Assembléia na semana passada, deve ser alterado.

Os representantes do Sinte mostraram aos parlamentares através de planilhas do próprio Governo que há condições de pagamento. Eles argumentaram que excluindo a parte do Fundeb destinada aos municípios ainda há dinheiro suficiente para o pagamento dos 22% de reajuste que a lei determina.
O problema, segundo eles, é que o Governo mantém muitos convênios com entidades e pagamento de temporários, que recebem recursos que deveriam ser aplicados exclusivamente no salário dos professores, fato que culmina com a folha ficando inchada e absolvendo os recursos necessários.

Em relação ao aumento dos valores per capita repassado pelo Governo Federal, que deveriam custear parte do aumento de 22% aos profissionais da educação, o Governo do Estado disse que os índices de evasão escolar aumentaram. Como o número de aluns matriculados diminuiu, o valor final recebido pela Secretaria de Educação também foi reduzido.

O deputado Firmino Filho (PSDB), disse que entende a limitação financeira do Estado, mas disse que existe um espaço para que o Estado faça uma nova proposta. "A equipe deve refazer cálculos e encontrar uma saída. Com os acréscimos na arrecadação estadual, deve existir recursos para pagar o piso", declarou à TV Cidade Verde.

O presidente da Assembléia, deputado Themístocles Filho (PMDB), entende que o legislativo tem intermediado o debate entre grevistas e Governo. "O Estado não pode parar. É uma questão matemática, mas todos concordamos que o Estado vai chegar a uma solução".

Participaram da reunião os deputados João de Deus (PT), Margarete Coelho (PP), Evaldo Gomes (PTN), Gustavo Neiva (PSB) e Cícero Magalhães (PT).

QUE DEUS POSSA ESTAR PRESENTE NESTE DIA EM SUA VIDA EM SUA CASA E JUNTO COM SUA FAMILIA. BOM DIA A TODOS!

Nascem os primeiros filhotes de tartaruga da temporada no Piauí


Nasceram os primeiros filhotes de tartaruga marinha da temporada reprodutiva 2012 no litoral do Piauí. No final da última semana, 129 filhotes de tartaruga-de-pente, a segunda espécie mais ameaçada de extinção, foram colocados no mar na praia do Arrombado, em Luís Correia (a 338 Km de Teresina).

A temporada reprodutiva do litoral piauiense teve início em dezembro, com a subida de uma tartaruga-de-pente flagrada saindo da água no final da tarde do dia 25, na praia do Itaqui, em Luís Correia. "Além desta, tivemos mais duas ocorrências confirmadas após o nascimento de filhotes. Nesse período fica complicado a realização do trabalho por causa da circulação de veículos na praia, dificultando a visualização das marcas deixadas na areia", relata a coordenadora Técnica do Projeto Tartarugas do Delta, bióloga Werlanne Magalhães.

Entretanto, os técnicos do Tartarugas do Delta, projeto patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, realizam de forma intensa o monitoramento dos ninhos confeccionados na areia, principalmente no trecho entre a praia do Coqueiro até o Arrombado. Quando confirmado esses ninhos são protegidos (cercados), sinalizados e monitorados para garantir um melhor desenvolvimento dos filhotes.

Contudo, foi possível realizar a soltura de filhotes de um desses ninhos monitorados intensamente pela equipe, o que garantiu a sobrevivência total desses filhotes. A soltura foi realizada com a presença de algumas pessoas da comunidade que tinham interesse em conhecer de perto o trabalho.

"Entendemos que a educação ambiental pode ser utilizada como ferramenta importante nesse trabalho de conservação, mas para isso, se faz necessário que as pessoas percebam os elementos da natureza e possam compreender melhor a importância das espécies para manutenção e equilíbrio do meio em que vivemos. A presença de tartarugas marinhas em nossas praias simboliza que ainda vivemos em áreas saudáveis", finalizou a bióloga Werlanne.

MEC anuncia criação de método para avaliar alfabetização no país

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta tarde a criação de uma prova nacional para medir o grau de alfabetização de crianças de 7 e de 8 anos. O exame, que será aplicado para todos os estudantes a partir do ano que vem, será uma ampliação da Provinha Brasil, que avalia o estágio de alfabetização e de conhecimentos básicos de matemática de estudantes do 2º ano do ensino fundamental.

“A Provinha Brasil é amostral. Nós faremos um exame nacional para ver a qualidade do letramento”, disse Mercadante, que participou de um debate promovido pelo Lide, Grupo de Líderes Empresariais, na zona sul de São Paulo. No evento, o ministro disse que a garantia de alfabetização na idade correta, até 8 anos, é a grande prioridade da sua gestão. “O exame será para todas as crianças. Tem custo? Tem. Mas é muito menor que o da ignorância.”

Mercadante quer usar o desempenho dos estudantes no exame de alfabetização no Escola Sem Fronteiras, programa que vai oferecer bolsas de estudo em colégios privados de referência, como o Pedro II, do Rio, para professores cujos alunos de destacaram na avaliação. O outro indicador para selecionar professores do Escola Sem Fronteiras será o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O ministro disse que professores com desempenho excepcional podem ganhar bolsas de estudo no exterior.

“Já recebemos uma proposta da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e estamos discutindo com secretários de Educação, porque isso tem de ser feito em parceria. Quem administra a rede são Estados e municípios”, disse Mercadante. “Estamos chamando os secretários para participar do desenho do programa, da modelagem. Na quinta-feira haverá uma oficina dos secretários para que em conjunto a gente consiga fechar a proposta.”

domingo, 18 de março de 2012

19 de Março - Dia de São José


O culto a São José começou provavelmente no Egito, passando mais tarde para o Ocidente, onde hoje alcança grande popularidade. Em 1870, o papa Pio IX o proclamou "O Patrono da Igreja Universal" e, a partir de então, passou a ser cultuado no dia 19 de março.
Em 1955 Pio XII fixou o dia 1º de maio para "São José Operário, o trabalhador".
Apesar de ter grande importância dentro da Igreja Católica, o nome de São José não é muito citado dentro das fontes bibliográficas da Igreja, sendo apenas mencionado nos Evangelhos de S. Lucas e S. Mateus.

Descendente de Davi, São José era carpinteiro na Galiléia e comprometido com Maria. Segundo a tradição popular, a mão de Maria era aspirada por muitos pretendentes, porém, foi a José que ela foi concedida.

Quando Maria recebeu a anunciação do anjo Gabriel de que daria à luz ao Menino Jesus, José ficou bastante confuso porque apesar de não ter tomado parte na gravidez, confiava na fidelidade dela. Resolveu, então, terminar o noivado e deixá-la secretamente, sem comentar nada com ninguém. Porém, em um sonho, um anjo lhe apareceu e contou que o Menino era Filho de Deus e que ele deveria manter o casamento.

José esteve ao lado de Maria em todos os momentos, principalmente na hora do parto, que aconteceu em um estábulo, em Belém.

Quando Jesus tinha dois anos, José foi novamente avisado por um anjo que deveria fugir de Belém para o Egito, porque todas as crianças do sexo masculino estavam sendo exterminadas, por ordem de Herodes.

José, Maria e Jesus fugiram para o Egito e permaneceram lá até que um anjo avisasse da morte de Herodes.

Temendo um sucessor do tirano, José levou a familia para Nazaré, uma cidade da Galiléia.

Outro momento da vida de Cristo em que José aparece na condição de Seu guardião foi na celebração da Páscoa Judaica, em Jerusalém, quando Jesus tina 12 anos.

Em companhia de muitos de seus vizinhos, José e Maria voltavam para a Galiléia com a certeza de que Jesus estava no meio do grupo.

Ao chegar a noite e não terem notícias de seu filho, regressaram para Jerusalém em uma busca que durou 3 dias.

Para a surpresa do casal, Jesus foi encontrado no templo em meio aos doutores da lei mais eruditos, explicando coisas que o deixavam admirados.

Apesar da grande importância de José na vida de Jesus Cristo não há referências da data de sua morte.

Acredita-se que José tenha morrido antes da crucificação de Cristo, quando este tinha 30 anos.

Consumo excessivo de carne pode elevar risco de morte


Um dado preocupante para fãs de um bom churrasco ou aqueles que consomem carne diariamente. Segundo uma pesquisa da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, comer uma porção diária de carne vermelha processada (como salsichas e bacon) pode aumentar o risco de morte prematura em até 20%, enquanto que ingerir carne sem processamento elevaria em 13% este risco.

O estudo que contou com dados de mais de 120 mil pessoas, 37.698 homens e 83.644 mulheres durante 22 anos e 28 anos, oferece evidências de que comer carne vermelha aumenta o risco de enfermidades cardíacas e câncer. A sugestão dos especialista é substituí-la por peixe e carne de aves, o que poderia reduzir o risco de mortalidade.

Os estudiosos alertam que a carne vermelha processada contém ingredientes como a gordura saturada, sódio, nitratos e outras substâncias cancerígenas que estão ligadas a muitas doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas e câncer.

Sobre a pesquisa

Durante quatro anos os participantes eram entrevistados sobre os seus hábitos alimentares. Após um levantamento, os dados comprovaram que o cardápio mais saudável acontecia quando a carne vermelha era substituída, por exemplo, por nozes, comprovou-se que o risco de mortalidade cairia em 19%, enquanto que o consumo de grãos inteiros e aves diminuíram o risco em 14%. Já o consumo de peixes fez cair o risco em 7%.

Outro fator que preocupou os cientistas são os números de mortes que ocorreram durante o estudo. Para eles, entre 7% e 9% dos óbitos "poderiam ser evitadas se todos os participantes consumissem menos 0,5 porção diária de carne vermelha".

Apesar dos resultados, o bioquímico An Pan, da Universidade de Harvard, afirma que nenhuma comida é maligna em si mesma e que qualquer alimento em excesso pode não ser bom à saúde. Contudo, em geral, pratos recheados de vegetais e legumes, com pouca carne e mais alimentos naturais do que processados tendem a ser mais seguros.